A Cirurgia Maxilo-Facial é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento cirúrgico e prevenção de diversas doenças da área da cabeça e pescoço, congénitas ou adquiridas ao longo da vida. É realizada por um Médico Cirurgião especialista na área.
A Cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que consiste na correção das dismorfias da face em que os ossos maxilares se encontram mal posicionados, implicando alterações da oclusão dentária e mastigação, fala, respiração e da harmonia e beleza da face.
Na consulta inicial é feita uma avaliação minuciosa e cada caso é orientado especificamente de acordo com as suas necessidades. Trabalhamos em conjunto com a Medicina Dentária, a Fisioterapia e, por vezes, outras especialidades, para o tratamento integral de cada paciente.
A cirurgia pode envolver o reposicionamento do maxilar, da mandíbula e/ou do mento. Por vezes são ainda indicados procedimentos adicionais para obter o melhor resultado funcional e estético.
A Cirurgia oral e dos maxilares consiste no diagnóstico e tratamento das patologias benignas da cavidade oral e dos maxilares, nomeadamente quistos e tumores benignos, lesões da cavidade oral e também exodontia de dentes do siso.
A Cirurgia do trauma da face consiste na correção cirúrgica das fraturas da face, causadas por diversos mecanismos, nomeadamente acidentes de viação, violência interpessoal, quedas ou prática desportiva. É habitualmente uma cirurgia de urgência devido à rápida necessidade de restauração da função corporal perdida.
No entanto, certos casos mais complexos podem cursar com sequelas que necessitam de tratamento posterior de modo a alcançar o melhor resultado estético e funcional, como, por exemplo, através da reconstrução de tecidos moles ou ósseos e Cirurgia ortognática.
A disfunção temporomandibular refere-se a um grupo muito abrangente de patologias que envolvem as articulações temporomandibulares (ATM) e todas as estruturas associadas, como, por exemplo, os músculos da mastigação, a oclusão dentária e a coluna cervical.
É uma das causas mais comuns de dor orofacial crónica afetando a qualidade de vida do paciente.
O seu tratamento é multidisciplinar envolvendo diversas especialidades como a Fisioterapia, Cirurgia Maxilo-Facial, Medicina Dentária, Neurologia, Terapia da Fala, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, entre outras.
A Cirurgia Maxilo-Facial é responsável pelo tratamento cirúrgico, quando indicado. Este pode consistir em procedimentos minimamente invasivos como a aplicação de toxina botulínica nos músculos da mastigação e artrocentese da ATM com aplicação de produtos intra-articulares (Ex.: ácido hialurónico ou PRP – plasma rico em plaquetas), ou cirurgia articular via artroscopia ou aberta, em caso de patologias mais graves.
A Cirurgia Maxilo-Facial está também envolvida no tratamento de diversas malformações craniofaciais congénitas como a fenda lábio-palatina e a sequência de Pierre-Robin. Habitualmente são patologias que implicam um tratamento multidisciplinar hospitalar, dada a sua complexidade.
A fenda lábio-palatina é a deformidade congénita da face mais frequente afetando cerca de 1 em cada 700 nascimentos em Portugal. A Cirurgia Maxilo-Facial é responsável pela correção do mau posicionamento dos maxilares através de Cirurgia ortognática, que pode ocorrer em grande percentagem dos casos, dependendo do tipo de fenda. Colabora também em outras cirurgias ósseas que podem ser necessárias ao longo do desenvolvimento da criança, tais como a cirurgia de enxerto ósseo maxilar.