EquipaTeleconsultaGuia de SaúdeContactosMarcações
PT

Fisioterapia

Na Clínica Lage & Neto irá poder realizar os seus tratamentos de Fisioterapia. A Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.

Os nossos profissionais são especializados em diversas áreas para lhe poder oferecer o melhor tratamento: disfunção temporomandibular e dor orofacial; condicionamento físico e alto rendimento; patologias músculo-esqueléticas; patologia da mão e punho; pélvica e materna; pilates clínico e fisioterapia pediátrica.

Áreas de Intervenção:
  • Reabilitação de lesões desportivas
  • Reabilitação de patologias neurológicas
  • Reabilitação de patologia muscular e esquelética
  • Reabilitação de patologia articular
  • Reabilitação pós-operatória

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação complexa e das mais importantes do corpo humano uma vez que é através desta articulação que são feitos os movimentos da mandíbula, traduzidos por tarefas como comer, falar e mastigar.

Une o osso temporal à mandíbula, em cada um dos lados da face, e está próxima ao ouvido, sendo formada por ossos, estruturas ligamentares e musculares e meniscos.

As disfunções da articulação temporomandibular, que podem provocar dores orofaciais, são cada vez mais habituais e, por isso, há um sentido de consciencialização maior das pessoas para recorrerem à Fisioterapia orofacial para tratamento.

Os ruídos articulares, a dor e dificuldade em abrir e fechar a boca, por meio de movimentos da mandíbula, são os principais sintomas da disfunção desta articulação, a que deve estar atento. Todavia, existem outras manifestações de problemas nesta articulação como são exemplos a dor idêntica à dor de ouvidos, dor na região cervical, dor nos ombros, cefaleias, bruxismo (apertar e ranger os dentes), entre outras.

Se apresenta algum destes sintomas ou foi previamente aconselhado a recorrer a esta área da Fisioterapia, na nossa clínica encontra um Fisioterapeuta especializado que o ajudará na reabilitação da articulação e em diminuir ou eliminar as dores.

Neuro-músculo-esquelética

A Fisioterapia neuro-músculo-esquelética é a área da Fisioterapia especializada no sistema neuro-músculo-esquelético dedicada à prevenção, tratamento e reabilitação de situações com causa nesses sistemas. Compreende o tratamento de patologias ou disfunções de nervos, músculos, ossos, tendões e ligamentos, quer de situações agudas (traumáticas, pós-cirúrgicas ou inespecíficas) como de situações persistentes. Este tipo de Fisioterapia não tem idade limite de aplicação e tem a finalidade maior de melhorar a qualidade de vida de cada paciente, por prevenir, reduzir e eliminar a dor.

Para a realização do plano de sessões, é imprescindível a concretização de uma avaliação específica e definição de objetivos num plano de intervenção.

Ao longo desse plano, o profissional de saúde, o Fisioterapeuta, utiliza as técnicas de tratamento adequadas a cada situação e também irá aconselhar no sentido do que deverá ser feito ao longo do dia-a-dia, para complementar o trabalho realizado em cada sessão.

Disfunções no ombro, cotovelo, coluna vertebral, joelho, pé, anca, dor ciática, lesões ligamentares e musculares, reabilitação após fraturas, acidentes, traumatismos, cirurgias e doenças reumáticas são algumas das nossas áreas de atuação através de Fisioterapia neuro-músculo-esquelética.

Membro Superior

A Fisioterapia dos membros superiores destina-se ao tratamento não cirúrgico de lesões traumáticas ou degenerativas, ao nível das articulações dos ombros, cotovelos, punhos, mãos e dedos, que são perturbadoras e podem limitar as atividades do dia-a-dia.

Os ombros, os cotovelos, os punhos e as mãos são articulações que, na maioria das vezes, trabalham em conjunto e que são indispensáveis para o nosso quotidiano pessoal e profissional, nas mais diversas tarefas. As dores que se podem fazer sentir condicionam muitas vezes o normal descanso e o bem-estar, essenciais para uma boa qualidade vida. O ombro é uma articulação bastante complexa dado o seu grande grau de mobilidade, comparativamente com outras articulações e, por isso mesmo, há um maior risco de ocorrência de lesões.

A Fisioterapia para estas articulações implica a realização de uma avaliação clínica prévia, para definir o melhor tratamento, sendo que, ao longo do processo, são ainda realizadas outras avaliações que permitem ver a evolução do paciente. O tratamento consiste numa intervenção especializada do Fisioterapeuta e é aconselhado para situações de reabilitação destas articulações, designadamente reabilitação pós-cirúrgica, capsulite adesiva, luxação, lesão muscular ou tendinosa, tendinite, doenças degenerativas, doenças inflamatórias e de sobrecarga e dor. São trabalhadas a flexibilidade e a força, através de exercícios diversos, capacidades fundamentais para uma adequada amplitude do movimento.

Condicionamento Físico e Alto Rendimento

A Fisioterapia desportiva, aconselhada para qualquer pessoa, com particular enfoque naquelas que praticam atividade física ou desporto, requer a implementação de um programa individual, pensado pelo profissional de saúde, segundo as características e necessidades de cada pessoa.

Esta área trata e previne problemas tais como fraturas, luxações, tendinites, contusões, entorses e lesões diversas.

A Fisioterapia de Condicionamento Físico visa melhorar e manter a capacidade física, isto é, a força, a resistência muscular, a flexibilidade, a agilidade e a coordenação motora do indivíduo, através diferentes treinos clínicos, preparados de acordo com cada um. Além deste trabalho, o Fisioterapeuta educa para novos hábitos, como a prática regular de exercício físico e a adoção de um estilo de vida saudável, com vista a aumentar a qualidade de vida das pessoas. Note-se que a adesão à prática de exercício físico deve ser orientada e acompanhada por um profissional de forma a ser realizada corretamente, para prevenir problemas e garantir benefícios do desporto escolhido.

A Fisioterapia de Alto Rendimento é procurada especialmente por atletas com alta perfomance e tem os objetivos de prevenir e tratar lesões desportivas, por meio da realização de atividades e técnicas terapêuticas variadas, de acordo com os limites da pessoa. O não tratamento destas lesões implica a evolução para situações mais graves e, por vezes, incapacitantes.

Aconselhamos, por isso, a procura de um profissional com esta valência, que encontrará na nossa clínica. Este profissional ajudá-lo-á a recuperar e a conseguir retomar o seu alto desempenho físico.

Disfunções Pélvicas, Maternas e Sexuais

Ao longo das várias fases de vida pelas quais a Mulher e o Homem passam podem surgir disfunções ao nível do pavimento pélvico feminino e masculino e, por isso, há a necessidade de procurar o trabalho de um Fisioterapeuta para avaliar e tratar essas alterações naturais que vão ocorrendo.

Ao nível da saúde masculina, as alterações dos aparelhos urinário e genital também podem surgir desde a infância, situações nas quais a Fisioterapia tem um papel fundamental. Entre muitos campos, a nossa clínica dispõe de diversos tratamentos dedicados à saúde do Homem: incontinências, disfunções sexuais, disfunções miccionais e retais, dor pélvica, pré e pós operatório de cirurgias pélvicas.

Com enfoque na Mulher, a nossa clínica dispõem de áreas de atuação que abrangem todo o seu ciclo de vida, tais como: gravidez, preparação para o parto e pós-parto, massagem perineal, diástase abdominal, tratamento de disfunções sexuais (dispareunia, vaginismo, entre outras), tratamento de disfunções do pavimento pélvico (incontinências, prolapsos, dor pélvica crónica, entre outras) e endometriose.

A gravidez é um dos momentos mais especiais da vida de um casal. Durante este processo surgem disfunções ao nível do pavimento pélvico feminino, uma vez que a grávida suporta o crescente peso do bebé que, por sua vez, exerce força nos músculos pélvicos da mãe. Para além disso, as mudanças hormonais que se vão verificando provocam alterações no pavimento pélvico, tornando-o mais elástico. Aliado a estes aspetos, o momento do parto tem igualmente impacto nestas novas condições da pélvis.

Assim, por forma a minimizar procedimentos traumáticos tanto para a mãe como para o bebé, é importante atuar antes, durante e após o parto. Sugere-se, por isso, que a mãe inicie a preparação pré-parto após as 12 semanas de gestação, desde que tenha uma declaração do seu Médico Obstetra onde o mesmo demonstre que não há nenhuma contraindicação para tal. Após o parto, passadas entre 6 a 8 semanas (período em que o corpo ainda está a sofrer alterações), a mãe deve iniciar novamente a Fisioterapia. A consulta com o Médico Ginecologista ou Obstetra é realizada depois de 4 a 6 semanas após o parto, sendo que a Fisioterapia pode ser iniciada a partir desse momento.

A prevenção passa pela realização de Fisioterapia Uroginecológica e Obstetrícia antes e durante o período de gravidez, onde são corrigidos hábitos do quotidiano, são realizados exercícios para fortalecimento da mobilidade lombar, pélvica e das articulações sacro-ilíacas, aprendizagem de ferramentas de preparação para o parto, domínio da respiração, posturas de alívio de dor.

Após o parto, é fundamental que se mantenha a Fisioterapia, contudo, com objetivos diferentes: devolver o normal funcionamento dos músculos do pavimento pélvico para suporte dos órgãos, conservação da continência das funções fisiológicas, manutenção da função sexual.

Pilates Clínico

O Pilates Clínico surgiu através do Pilates Convencional com o intuito de ser aplicado para situações de patologias ou disfunções de movimentos e também para potenciar o condicionamento físico, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Esta modalidade de exercício terapêutico é realizada sob orientação de um Fisioterapeuta, com formação específica nesta área, em que cada exercício de cada sessão é adequado ao caso clínico de cada paciente, existindo reavaliações, por forma a otimizar o tratamento.

Está indicado para pessoas com alterações posturais, patologias/dores da coluna vertebral (dorsal, cervical e lombar) e problemas no equilíbrio. Para além de aliviar as dores da coluna, fortalece os seus músculos e auxilia na manutenção do equilíbrio.

Os benefícios são vários e a diversos níveis. Se pretende aliviar as dores e fadiga musculares, aumentar a força e a resistência, aumentar a concentração, aperfeiçoar o equilíbrio, melhorar a consciência corporal que se reflete numa postura mais adequada, adquirir maior controlo muscular e coordenação dos movimentos, aprender a respirar de forma fluída e relaxada, aliviar o stress e beneficiar ao nível da saúde sexual, marque connosco as suas aulas individuais, para duas pessoas ou em grupo.

Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica é uma área especializada da Fisioterapia que realiza o diagnóstico e tratamento de condições músculo-esqueléticas e respiratórias, entre outras condições, que afetam o desenvolvimento de bebés, crianças e adolescentes.

Os seus objetivos passam por promover o desenvolvimento motor, prevenir complicações secundárias, melhorar a função física e respiratória e auxiliar a alcançarem a sua máxima independência e participação nas atividades diárias.

No que se refere às condições músculo-esqueléticas, esta área da Fisioterapia é indicada para tratamento de condições de atraso de desenvolvimento motor, lesões ortopédicas (fraturas, pós-operatórios, entorses, luxações, lesões ligamentares), escoliose e outras alterações posturais. Ao nível das condições respiratórias, dispomos de tratamentos para pacientes com asma, fibrose cística, bronquiolite, bronquite, pneumonia, rinite alérgica, sinusite, atelectasias e infeções respiratórias recorrentes.

Enfatizamos a importância da intervenção precoce. Quanto mais cedo uma criança iniciar o tratamento da sua condição, maior é a possibilidade de melhorar as suas habilidades motoras, funcionais e respiratórias aumentando, significativamente, a sua qualidade de vida. A intervenção precoce auxilia ainda na prevenção de complicações secundárias associadas a cada condição clínica e potencia o desenvolvimento global do bebé, criança ou adolescente.

Médicos / Especialistas
Dr. Sérgio Neto
Marcar consulta
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Neuro-músculo-esquelética
Dr. João Noura
Marcar consulta
Neuro-músculo-esquelética, Membro Superior, Condicionamento Físico e Alto Rendimento
Dr.ª Elisa Petiz
Marcar consulta
Neuro-músculo-esquelética, Pilates Clínico, Fisioterapia Pediátrica
Dr.ª Filipa Mendes
Marcar consulta
Neuro-músculo-esquelética, Membro Superior, Pilates Clínico
Dr.ª Renata Figueira
Marcar consulta
Disfunções Pélvicas, Maternas e Sexuais
Dr.ª Tatiane Domingues
Marcar consulta
Pilates Clínico