EquipaTeleconsultaGuia de SaúdeContactosMarcações
PT

Medicina Capilar

O cabelo é um atributo físico que influencia a autoestima e o bem-estar de uma pessoa. A sua perda de cabelo é tratada na Clínica Lage & Neto, com recurso às técnicas mais desenvolvidas.

A Medicina Capilar integra a Medicina Estética e tem como objetivo a recuperação de zonas capilares que foram perdendo densidade de cabelo ao longo do tempo, com origem em diversos fatores, como os biológicos ou sociais.

Partindo da premissa de que cada paciente é um ser único e individual que possui necessidades e gostos diferentes, a Medicina Estética e Capilar prevê a realização de uma consulta de avaliação inicial com uma Médica, em que é aconselhado o tratamento mais indicado para a situação do paciente.

Qualquer que seja a sua situação, será necessária uma consulta de avaliação para definir o melhor tratamento, por isso, informe-se connosco.

Áreas de Intervenção:
  • Tratamento perda/queda de cabelo
  • Tratamento calvície
  • Acelerar processo de recuperação capilar
  • Transplante capilar
  • Micropigmentação capilar

Tratamento Clínico

A queda de cabelo afeta muitas pessoas e o seu bem-estar psicológico. Existem vários tipos de queda de cabelo classificadas consoante a sua causa, sendo elas:

  • Eflúvio telógeno agudo (queda ocasional)
  • Eflúvio telógeno crónico (queda progressiva e duradoura)
  • Alopécia androgenética (queda relacionada com distúrbios hormonais genéticos)
  • Alopécia senescente (perda de densidade e massa capilar)

No âmbito da Medicina Capilar, sugere-se a realização de tratamentos ou de transplantes. Os tratamentos poderão ser realizados em pessoas com perda capilar pouco significativa ou quando pretendem fortalecer o cabelo. O transplante, que utiliza métodos inovadores e pouco invasivos, será indicado para perdas significativas de cabelo.

Técnica PRP

A técnica PRP, Plasma Rico em Plaquetas, é utilizada na Medicina Capilar para pacientes que têm perda de cabelo, de causas diversas. É um processo que em que se utiliza o sangue do próprio paciente, colhido em consultório, para filtrar e retirar o seu plasma rico em plaquetas que será injetado no couro cabeludo. Este constituinte do sangue assume um papel regenerador do cabelo. Esta regenerarão acontece devido à existência de proteínas, libertadas pelas plaquetas no local da lesão, que ajudam no crescimento folicular.

Com esta técnica não invasiva e indolor, há estimulação do crescimento capilar, tornando o cabelo forte, espesso e resistente. Pode ser ainda usada nos momentos que antecedem e precedem um transplante capilar, uma vez que auxilia na preservação dos folículos capilares e na cicatrização.

Este procedimento capilar tem um tempo estimado de realização entre 30 minutos a 1 hora e serão necessários alguns cuidados posteriores que serão explicados pelo Médico responsável pelo procedimento. Ao fim de 3 a 4 semanas os resultados já são notórios.

Mesoterapia Capilar

A Mesoterapia Capilar consiste num tratamento realizado para complementar o transplante capilar e travar a queda de cabelo de forma a fortalecer, nutrir e fomentar o crescimento dos cabelos.

Este é um procedimento simples, feito em várias sessões, onde são injetadas diversas e pequenas porções de vitaminas e outras substâncias químicas no couro cabeludo do paciente. A definição de quais as substâncias ideais e se este tratamento é o mais indicado para cada pessoa é feita na consulta de avaliação, pelo Médico responsável.

O tratamento capilar pela Mesoterapia destina-se a pacientes que apresentem queda de cabelo, problemas de crescimento do cabelo, cabelo fino, calvície, alopécia, para fomentar o crescimento do cabelo após transplante capilar e, ainda, para mulheres em situação de pós-parto.

Transplante Capilar (FUE - Follicular Unit Extraction)

Antes do aparecimento da técnica FEU - Follicular Unit Extraction, os transplantes capilares eram feitos através de enxertos do couro cabeludo o que deixava um aspeto artificial e cicatrizes visíveis. Nos anos 90, com o aparecimento desta técnica, os transplantes capilares passaram a ter um aspeto mais natural por se tratar de uma técnica minimamente invasiva e com recuperação rápida.

Este processo inicia-se com uma consulta de avaliação com o Médico responsável onde são avaliadas as causas da queda de cabelo e o estado geral do paciente.

De uma forma geral, este transplante consiste na extração de unidades foliculares, uma a uma, da zona dadora do paciente e a sua implementação na zona calva.

A partir do 10.º mês até ao 12.º começam-se a observar os resultados do Transplante Capilar. Os resultados são definitivos, não havendo a necessidade de recorrer novamente a este processo.

Micropigmentação capilar

A micropigmentação capilar é um procedimento pouco invasivo que é realizado no couro cabeludo, por falta de cabelo. O couro cabeludo é escurecido através da implementação de pigmentos que fazem ilusão de cabelo. São utilizadas agulhas finas que vão pigmentar a epiderme.

Esta técnica está indicada para quem pretende ter mais densidade capilar de forma rápida, esconder falhas ou cicatrizes, esconder problemas como alopécia, preencher o couro cabeludo em idade jovem ou para pacientes com área dadora escassa para conseguirem fazer um transplante capilar.

O efeito desta técnica no couro cabeludo varia de 2 a 8 anos, dependendo do organismo de cada paciente e do processo que foi utilizado. Recomenda-se que a manutenção seja feita de 3 em 3 anos.

PRF

O Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) é uma abordagem terapêutica promissora e utilizada em Medicina Capilar que envolve a utilização do sangue do próprio paciente (camada intermédia recolhida após a centrifugação para separação dos constituintes). A sua utilização permite estimular o crescimento dos folículos capilares e fortalecimento dos cabelos já existentes. É um procedimento estético minimamente invasivo e seguro em que é injetado no couro cabeludo uma concentração de plaquetas, fatores de crescimento e fibrina.

Este procedimento tem sido realizado em homens e mulheres para complementar a perda de cabelo. É ainda utilizado para complementar o transplante capilar com o intuito de acelerar o processo de cicatrização e aumentar a viabilidade dos folículos transplantados. Quando aplicado no couro cabeludo estimula o crescimento de novos cabelos, melhora a qualidade e espessura dos fios já existentes, fortalece os folículos capilares e retarda a queda de cabelo. Normalmente são necessárias algumas sessões para que o resultado seja significativo.

Médicos / Especialistas
Dr.ª Marisa Lage
Marcar consulta