A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que estabelece relação com a Neurologia e que se debruça no estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano. Dedica-se ao diagnóstico e tratamento de patologias do sistema nervoso central. Investiga lesões cerebrais, doenças, distúrbios e disfunções que afetam a cognição, as emoções e o comportamento.
Os Neuropsicólogos trabalham com uma variedade de populações, desde crianças até idosos, e podem ajudar a diagnosticar e tratar uma ampla gama de problemas, como lesões cerebrais traumáticas, acidentes vasculares cerebrais, demência, perturbação do espectro do autismo (TEA), transtorno do défice de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbios de aprendizagem, entre outros.
Este profissional pode ajudar a desenvolver estratégias de reabilitação para indivíduos que sofreram lesões cerebrais ou outros problemas neurológicos, bem como para aconselhar e suportar os pacientes e as suas famílias.
Se está a enfrentar desafios cognitivos ou comportamentais, a nossa Neuropsicóloga pode ajudá-lo a identificar as causas e desenvolver um plano de tratamento personalizado para melhorar sua qualidade de vida. Agende uma consulta hoje e comece a transformar sua vida, para melhor.
As Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND) são alterações neurológicas que afetam o desenvolvimento normal do sistema nervoso e que se podem fazer notar no nascimento ou mais tarde, podendo perdurar ao longo da vida. Aponta-se como causa destas perturbações fatores genéticos, ambientais ou uma combinação de ambos. Há casos de causa desconhecida.
Estas perturbações manifestam-se ao nível do desenvolvimento e/ou do comportamento da pessoa, isto é, pelos défices das capacidades intelectuais. Afetam a comunicação, a linguagem, a atenção, o raciocínio, a autonomia, o pensamento abstrato, a cognição, o rendimento escolar e a interação com os outros.
As Perturbações do Neurodesenvolvimento mais comuns são a Perturbação do Espectro do Autismo, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a Perturbação da Linguagem, a Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, a Síndrome de Down, a Síndrome de Turner, a Síndrome de Klinefelter, a Síndrome de Williams, a Síndrome de Asperger, entre outras.
O diagnóstico e tratamento das Perturbações do Neurodesenvolvimento requerem uma abordagem multidisciplinar. É importante identificar essas condições precocemente para que se possa proporcionar tratamento adequado e melhorar o prognóstico das crianças afetadas.
As doenças neurológicas surgem devido a problemas do funcionamento do sistema nervoso que afetam o cérebro, a espinal medula e os nervos periféricos.
Os sintomas têm origem num transtorno que afeta uma parte ou a totalidade do cérebro, dependente da função orgânica que controla. A pessoa portadora da doença deixa de controlar os seus movimentos voluntariamente. Abrange sintomas como dor crónica, disfunções musculares (perda de força, fadiga, movimentos involuntários), alterações na sensibilidade da pele (formigueiros ou dormências), alterações dos 5 sentidos, problemas no sono, alterações do estado de consciência, alterações na cognição, dificuldades de concentração e outros sintomas (como vertigem, perda de equilíbrio, dificuldade em engolir, disartria).
As patologias neurológicas mais comuns são Acidente Vascular Cerebral (AVC), enxaqueca, esclerose múltipla, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), neuropatia periférica, tumores cerebrais, entre outras.
O tratamento destas doenças passa por uma abordagem multidisciplinar, nomeadamente ao nível da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Neuropsicologia e, em alguns casos, por medicação.
A Neuropsicóloga da nossa clínica vai ajudá-lo a avaliar e a tratar défices cognitivos e emocionais, identificar estratégias para lidar com os desafios diários, fornecer suporte emocional e terapia para lidar com questões psicológicas associadas à sua doença.
As doenças psiquiátricas são condições que afetam a saúde mental de uma pessoa, nomeadamente ao nível do pensar, sentir, humor e comportamento. Têm origem em diferentes fatores tais como genéticos, ambientais, experiências de vida e desequilíbrios químicos do cérebro. Estas patologias psiquiátricas podem afetar significativamente o quotidiano.
Existem diversas doenças psiquiátricas que se podem manifestar de diferentes formas e cujos sintomas variam consoante a patologia. De entre os mais comuns destacam-se ansiedade, tristeza, alterações de humor, alucinações, delírios, pensamentos obsessivos, impulsividade e dificuldades em lidar com o dia-a-dia. Após um diagnóstico preciso pelo Médico Psiquiatra, é altura de iniciar tratamento. Há várias opções disponíveis tais como medicação, terapia, mudanças de estilo de vida, entre outras.
Procurar ajuda da nossa Neuropsicóloga é importante para pessoas com doenças psiquiátricas, pois muitas dessas condições têm uma base neurológica subjacente. A avaliação neuropsicológica pode identificar alterações no cérebro e desenvolver planos de tratamento eficazes, além de fornecer apoio emocional e educacional.
A memória é uma função cognitiva complexa que nos permite armazenar, manter e recuperar informações do passado. Quando essa função está comprometida, começam a existir dificuldades de memória que condicionam a qualidade de vida das pessoas.
A intervenção neuropsicológica pode ajudar a lidar com as dificuldades de memória através da implementação de estratégias para melhorar a atenção e concentração, técnicas de organização e memorização e exercícios de estimulação.
A Neuropsicóloga da nossa clínica pode ajudar com uma avaliação neuropsicológica e implementação de estratégias de treino de memória.
As dificuldades de atenção e de concentração são situações comuns que afetam muitas pessoas e condicionam o dia-a-dia. No âmbito da Neuropsicologia, essas dificuldades são avaliadas através de testes, entrevistas clínicas e observação do comportamento.
Tal como outras dificuldades, também este tipo pode ter génese noutras condições de saúde neurológicas e psiquiátricas.
Estas dificuldades podem ser atenuadas, no entanto não existe cura. O tratamento pode passar pelo uso de medicamentos e/ou pela terapia de comportamento.
As dificuldades do funcionamento executivo são problemas comuns e que por isso afetam muitas pessoas, com enfoque nas que têm lesões cerebrais ou transtornos neurológicos ou psiquiátricos. O funcionamento executivo caracteriza-se pelas habilidades cognitivas que permitem que as pessoas planeiem, organizem e façam a gestão de tarefas, controlem impulsos e resolvam problemas.
As dificuldades de funcionamento executivo podem ter origem em vários transtornos neurológicos e psiquiátricos, incluindo traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, doenças neurodegenerativas, perturbação do espectro do autismo, transtornos de ansiedade, entre outros.
Na nossa clínica, entendemos que as dificuldades de funcionamento executivo podem ser desafiadores, mas estamos aqui para ajudá-lo a superá-las. Com a avaliação e intervenção neuropsicológica, podemos trabalhar juntos para melhorar as suas habilidades e ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.