EquipaTeleconsultaGuia de SaúdeContactosMarcações
PT

Psicologia Clínica e da Saúde

A Psicologia Clínica e da Saúde é um subdomínio da Psicologia que surgiu pela primeira vez no ano de 1907, com o Psicólogo Lightner Witmer. Através da aplicação de técnicas e abordagens terapêuticas, o Psicólogo realiza um diagnóstico para identificação do problema e sua posterior intervenção, no campo da saúde mental. Esta intervenção vai além das patologias, na medida em que se debruça sobre as suas consequências emocionais, comportamentais e cognitivas que cada doença pode provocar.

Como o próprio nome o indica, esta área da Psicologia requer a implementação de um método específico que é o método clínico, onde se privilegia o trabalho do profissional de saúde, o Psicólogo, em detrimento apenas de processos e técnicas terapêuticas. Este método clínico, que vai diagnosticar a origem de uma doença/perturbação mental e intervir sobre a mesma no sentido da sua resolução, utiliza como instrumento a “entrevista clínica” em conjunto com técnicas da psicometria, psicanálise e observação direta. Ao longo das sessões, é realizada a história clínica do paciente, sob múltiplos aspetos, afim de se poder observar a evolução no seu tratamento.

Na nossa clínica, acreditamos que a saúde mental e física estão intimamente ligadas e por isso oferecemos um tratamento integrado que leva em consideração o seu bem-estar como um todo. Os nossos profissionais especializados em Psicologia Clínica e da Saúde trabalham em conjunto para fornecer um cuidado personalizado e eficaz, ajudando-o a superar desafios emocionais, melhorar sua saúde física e alcançar uma vida mais equilibrada.

Áreas de Intervenção:
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Dificuldades de adaptação ou aprendizagem
  • Alterações de comportamento e afetividade
  • Perturbações do sono e personalidade
  • Acontecimentos de vida traumatizantes
  • Problemáticas ligadas à dinâmica familiar
  • Situações de crise

Ansiedade

A ansiedade é uma reação natural que as pessoas vão sentindo ao longo das suas vidas, em diversos momentos que, na maioria das vezes, tem por base o medo. Não escolhe género, nível socioeconómico ou idade. Perante obstáculos, o corpo e o cérebro originam mecanismos de luta, escape ou bloqueio. A ansiedade torna-se um transtorno quando é de tal forma intensa e frequente que é limitante e interfere com a pessoa e a sua rotina sendo por isso tão importante procurar ajuda profissional.

Após haver o diagnóstico clínico pelo Médico Psiquiatra, o Psicólogo será um forte aliado neste processo de recuperação. Estas duas especialidades devem andar de braço dado na vida do paciente.

A Psicologia é dotada de diversas abordagens clínicas para transtornos de ansiedade. Numa primeira abordagem, é apresentado ao paciente o modo de funcionamento da ansiedade com o objetivo de reconhecer que as suas sensações devem-se a esta perturbação e, assim, conseguir regular as emoções, pensamentos e comportamentos. Posteriormente, perceber quais são as causas (se existirem) dessa ansiedade é o mote para que o paciente possa adquirir as ferramentas e técnicas que o ajudem a lidar com ela, tais como o relaxamento, meditação, autorregulação emocional.

A nossa clínica oferece um diagnóstico preciso e tratamento eficaz para a ansiedade, com uma abordagem personalizada e suporte emocional. Podemos ajudá-lo a alcançar uma melhor saúde mental e qualidade de vida.

Depressão

A depressão é um doença psiquiátrica grave e muito comum associada a um estado de sofrimento intenso. Tal como a ansiedade, também a depressão condiciona o bem-estar físico e psicológico das pessoas, nomeadamente no trabalho, na vida pessoal e no seu quotidiano em geral.

Manifesta-se de intensidades diferentes nas pessoas. Nas situações mais graves, os sintomas da depressão aparecem sem qualquer explicação nem relação com acontecimentos da vida do paciente e podem durar meses ou anos. Nas situações mais ligeiras, os sintomas também o são e, por isso mesmo, permitem ao paciente conseguir fazer a sua vida normal. Contudo, as sensações de tristeza, cansaço, isolamento social, falta de energia e desinteresse estão presentes no quotidiano e, muitas vezes, durante anos. A depressão também se pode manifestar com outras sensações, que não a tristeza, como por exemplo dores no corpo, sensação de compressão no peito, insónias, alterações ao nível do sistema digestivo.

Intervir o mais cedo possível na depressão é fundamental para que a recuperação do paciente seja mais eficaz e mais rápida. O tratamento passa por medicação antidepressiva devidamente selecionada de acordo com cada paciente e por psicoterapia.

Se está a passar por esta situação ou se tem alguém próximo que a esteja a viver, saiba que não está sozinho e que há ajuda disponível. Não desista. Procure ajuda de um profissional especializado em saúde mental para começar a sua jornada em direção à recuperação.

Dificuldades de adaptação ou aprendizagem

As dificuldades de adaptação relacionam-se com a dificuldade que as pessoas sentem em sentirem-se bem, integradas, acolhidas e terem relação com os outros, num determinado contexto. Acontece muitas vezes quando crianças mudam de escola ou quando os adultos mudam de emprego.

As dificuldades de aprendizagem são problemas de aprendizagem que interferem com o rendimento escolar. Verificam-se ao nível de processamento de informação com consequências nas capacidades de falar, ler, escutar, escrever, raciocinar, calcular, organizar informação.

As dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas através de elementos recolhidos dos pais, Professores, Médicos, Psicólogos, Terapeutas e do próprio paciente. A sua abordagem é diversificada e deverá envolver da família, a escola e os profissionais envolvidos na recuperação do paciente.

O Psicólogo é importante para auxiliar na identificação das causas das dificuldades de adaptação e de aprendizagem e no desenvolvimento de estratégias para superar esses obstáculos.

Alterações de comportamento e afetividade

A afetividade é uma palavra utilizada para englobar as diferentes modalidades de vivências afetivas, tais como o humor, as emoções e os sentimentos. Este estado psicológico tem uma grande influência no comportamento, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo das pessoas.

As alterações de comportamento manifestam-se quando o paciente não tem um comportamento adequado para uma determinada situação, num determinado contexto com causa em patologias físicas ou mentais.

A Psicologia ajuda também neste campo da saúde mental, oferecendo suporte e tratamento, auxiliando-o a entender as suas emoções e comportamentos, desenvolvendo estratégias para lidar com as suas dificuldades melhorando a sua qualidade de vida.

Acontecimentos de vida traumatizantes

A vida é feita de momentos que nos provocam muitas sensações com as quais temos que lidar. As situações traumáticas são extremamente stressastes e põem em causa a nossa segurança e o nosso bem-estar físico e psicológico. As suas consequências podem verificar-se a curto, médio ou longo prazo e perdurar por dias, meses ou anos.

Quando estas situações ocorrem e não há melhoria no bem-estar da pessoa, havendo mesmo dificuldade em manter a rotina, há ansiedade, medo, é importante procurar a ajuda de um Psicólogo que o vai auxiliar a adquirir um conjunto de estratégias para lidar com o que vai sentindo.

Procurar o auxílio de um profissional da saúde mental pode ser uma forma valiosa de encontrar apoio e orientação para superar os desafios emocionais decorrentes de eventos traumáticos, permitindo que se possa caminhar rumo a uma vida mais plena e saudável.

Problemáticas ligadas à dinâmica familiar

A família é um sistema dinâmico em que qualquer alteração no seu seio (desemprego, divórcio, morte, doença) trará consequências para os restantes elementos e na forma de lidar uns com os outros.

Os elementos que formam uma família são seres individuais que têm os seus próprios problemas e anseios. Por vezes, os sentimentos que essas situações lhes provocam são transponíveis para a família, causando situações de tensão e conflito, que em nada podem ter a ver com o problema em si, mas com o facto de não estarmos predispostos ao diálogo e tudo nos irritar.

Quando houver problemas pelos quais uma família atravessa, a intervenção de um Psicólogo junto da mesma ajuda a retomar à dinâmica que outrora se verificava. No âmbito destas consultas de psicologia, são trabalhadas diversas estratégias, como por exemplo: trabalhar a comunicação; antecipar os momentos stressantes por forma a saber reagir; identificar os nossos sentimentos e os dos nossos pares; fazer dinâmicas que todos apreciem; trabalhar a escuta ativa; ser empático; ser afetuoso.

Um Psicólogo ajuda a lidar com estes conflitos fornecendo suporte emocional e auxiliando na construção de relacionamentos saudáveis dentro da família.

Situações de crise

Há acontecimentos stressantes que podem originar crises, umas vezes a pessoa consegue ultrapassá-las e outras vezes tem que recorrer a um profissional de saúde, o Psicólogo. Assim, uma situação de crise ocorre quando há um desequilíbrio emocional entre o significado que é atribuído a um determinado sentimento e as estratégias desadequadas para lidar com a situação em causa, isto é, surge um obstáculo para o qual a pessoa não tem solução o que cria incapacidade para lidar com ele.

A intervenção em situações de crise deve ser feita por um Psicólogo. Nas sessões de terapia, o objetivo é dedicar-se ao problema a ser ultrapassado e na sua solução imediata com vista à recuperação da pessoa e do controlo da sua vida.

Não hesite em procurar ajuda de um Psicólogo quando estiver a enfrentar situações de crise. Falar com um profissional pode ajudar a aliviar o sofrimento emocional e a desenvolver estratégias eficazes para lidar com a crise e superá-la.

Médicos / Especialistas
Dr.ª Isabel Antunes
Marcar consulta