A Cirurgia Ortognática é um procedimento cirúrgico que permite a correção das dismorfias da face em que os ossos maxilares se encontram mal posicionados. Este mau posicionamento ósseo dos maxilares leva naturalmente a alterações da oclusão dentária (a forma como os seus dentes encaixam) e isto influencia, por sua vez, a mastigação, uma função essencial do corpo humano.
Se em muitos casos, o motivo principal que leva um paciente a procurar uma solução cirúrgica para o seu problema é a vontade de melhorar a harmonia e beleza da sua face, em tantos casos, a motivação é puramente funcional. Ou seja, o paciente pretende otimizar a sua respiração, a fala ou a mastigação.
A alimentação é um ato nutricional fundamental à vida, mas comer é um ato social. E, as dificuldades de mastigação que as dismorfias dentofaciais acarretam podem ser altamente prejudiciais ao bem-estar físico e emocional.
Assim, um dos objetivos fundamentais da cirurgia ortognática é o restabelecimento de uma oclusão dentária confortável e que lhe permita comer com satisfação.