Embora haja alguma sobreposição entre as áreas de Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia, elas diferem nos seus focos e abordagens.
A Psicologia Clínica e da Saúde realiza avaliação, diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de problemas de saúde mental e emocional incluindo depressão, ansiedade, transtornos alimentares, abuso de substâncias e stress relacionado com a saúde. Os Psicólogos Clínicos e da saúde usam uma variedade de técnicas e terapias para ajudar as pessoas a lidar com esses problemas, incluindo terapia cognitivo-comportamental, terapia interpessoal e terapia de grupo.
Já a Neuropsicologia foca-se na relação entre o cérebro e o comportamento humano, nomeadamente ao nível das lesões cerebrais, doenças e distúrbios que afetam a cognição, as emoções e o comportamento. Os Neuropsicólogos usam testes e avaliações para medir a função cerebral e identificar quaisquer deficiências cognitivas. Debruçam-se, ainda, no desenvolvimento de planos de tratamento para reabilitar a função cerebral em indivíduos que sofreram lesões cerebrais ou outras doenças neurológicas.
Em resumo, enquanto a Psicologia Clínica e da Saúde se concentra nos problemas de saúde mentais e emocionais, a Neuropsicologia debruça-se na relação entre o cérebro e o comportamento.