Doenças Degenerativas do Joelho

As doenças degenerativas do joelho são patologias que afetam a sua estrutura e função da articulação, causando dor, inflamação e condicionamento da mobilidade. Estas doenças, geralmente, resultam do desgaste gradual e alterações na cartilagem, ossos, ligamentos e outros tecidos abrangentes.

Após um diagnóstico cuidadoso e preciso, o tratamento varia em função da gravidade e evolução da doença, bem como dos sintomas apresentados. Inicialmente, podem ser prescritos medicamentos para alívio da dor e da inflamação, reabilitação através de Fisioterapia e o uso de dispositivos médicos, como ortóteses ou joelheiras. Em casos graves, pode ser necessária intervenção cirúrgica, como a artroscopia para reparação dos tecidos danificados, a substituição parcial ou total do joelho e a reconstrução do ligamento cruzando anterior.

Uma das doenças degenerativas mais comuns que afeta as articulações, incluindo a do joelho, é a osteoartrose ou osteoartrite. Trata-se de uma patologia crónica caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem que cobre as extremidades ósseas dentro da articulação. Este desgaste pode acontecer por vários motivos, como idade avançada, trauma repetitivo, excesso de peso, histórico familiar de doença e desalinhamento articular.

Os sintomas verificados ao nível do joelho são dor, rigidez, inchaço, limitações do movimento principalmente após períodos de repouso. Numa fase inicial, a dor surge apenas durante o movimento mas, à medida que a doença avança, torna-se ininterrupta e incomodativa.

Apesar de não haver cura para esta condição, existem tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas e a qualidade de vida, como os anteriormente abordados.