EquipaTeleconsultaGuia de SaúdeContactosMarcações
PT

Fraturas do punho e dos dedos

As fraturas são lesões que ocorrem quando se exerce uma força suficientemente capaz de partir um osso, o que origina dor, edema e incapacidade funcional da zona afetada, podendo até ocorrer deformação. Uma fratura é exposta quando pelo menos um dos fragmentos ósseos perfura a pele.

As fraturas do punho e dos dedos da mão podem envolver diversos ossos de tamanhos distintos, desde as falanges aos metacarpos. Os seus sintomas são dor elevada e que piora com o movimento da articulação, edema e deformidade da região.

Estas lesões podem ser causadas por desportos de contacto, desportos na neve ou saltos e também por acontecimentos que possam acontecer no quotidiano. Para além disso, são mais propícias de surgirem em pacientes com osteoporose ou outra doença óssea, fumadores, já que o tabaco interfere na absorção de cálcio, pessoas com dietas restritivas, uma vez que podem estar com défice de cálcio ou de vitamina D, mulheres na fase de menopausa e em pacientes com patologias do equilíbrio pois há o risco de queda.

O diagnóstico é obtido em consulta médica e através da realização de Raio-X. Tratando-se de uma fratura complexa, pode ser realizada Tomografia Axial Computorizada (TAC) de forma a estudar em pormenor a fratura e traçar o plano cirúrgico mais adequado.

O tratamento de fraturas depende da idade do paciente, da sua profissão, da mão dominante, do histórico de lesões anteriores e da presença de doenças ósseas. A imobilização da zona afetada com tala ou gesso é comum, sendo necessária por várias semanas. Também se pode recorrer à fixação interna ou externa da fratura utilizando placas, parafusos ou implantes.

Depois da cirurgia ou da imobilização da zona afetada, deve ser realizado um plano de sessões de Fisioterapia. Esta desempenha um papel fundamental na reabilitação de fraturas do punho e dos dedos. Irá auxiliar na recuperação do funcionamento da zona, aliviar a dor, reduzir o inchaço e fortalecer os músculos. Existem diferentes abordagens para estas condições que dependem da gravidade da fratura, do tipo de tratamento e das necessidades individuais do paciente. Na consulta de avaliação, o Fisioterapeuta e o paciente definem um plano de tratamento por objetivos, sendo que o paciente tem um papel ativo na sua recuperação.

A recuperação das fraturas do punho e dos dedos requer paciência, compromisso e trabalho em equipa, entre paciente e Fisioterapeuta. Ao seguir o tratamento adequado, que inclui imobilização, cirurgia, se necessário, e Fisioterapia, é possível restaurar a funcionalidade da região afetada. Cada passo dado, desde o diagnóstico até a reabilitação, é essencial para superar os desafios causados pela fratura e alcançar uma recuperação completa, devolvendo ao paciente a liberdade de movimento e o bem-estar desejados.

+ Guias de Saúde