Lesões de sobrecarga

As lesões por sobrecarga são um problema comum que afeta a população em geral, sejam atletas dedicados ou indivíduos que realizam movimentos repetitivos no trabalho ou rotina diária. Essas lesões podem ocorrer quando uma determinada parte do corpo é submetida a uma postura inadequada ou intensidade elevada e repetitiva dos músculos, tendo como consequências lesões musculares, rigidez e dor.

Atividades como carregar pesos, trabalho de escritório, pegar em crianças ao colo, correr ou saltar podem colocar uma tensão excessiva em certas partes do corpo, o que pode originar estas lesões. Nos atletas, o treino excessivo para além dos seus limites e capacidades sem que haja o tempo de repouso ou recuperação necessário, também é uma causa.

Os sintomas das lesões por sobrecarga podem passar por fadiga, diminuição da força muscular, edema, rigidez muscular ou articular e dor. É comum as dores também surgirem em regiões saudáveis já que o corpo tenta compensar as disfunções da outra zona. As consequências mais graves são as ruturas dos tecidos moles (músculos) e fratura óssea.

A epicondilite (tendinite do cotovelo) é uma inflamação por sobrecarga que afeta os tendões do cotovelo. É uma lesão muito comum devido ao esforço repetitivo de determinado gesto. Os dois tipos mais comuns são a epicondilite lateral ou "cotovelo de tenista" e a epicondilite medial ou "cotovelo de golfista". A epicondilite lateral é a mais frequente e afeta o lado externo do cotovelo. Ocorre devido aos movimentos repetitivos de extensão ou de rotação do punho e do antebraço, como são exemplo os realizados durante a prática de ténis ou com o levantamento de cargas. A epicondilite medial afeta o lado interno do cotovelo e é originada por movimentos repetitivos de flexão ou rotação do punho e do antebraço. Praticantes de golfe, basebol e lançamento de dardo são mais propícios a esta lesão.

Para o tratamento das lesões de sobrecarga é essencial, numa fase inicial, reduzir o esforço e adaptar as atividades que originaram a lesão. Contudo, é com Fisioterapia que é possível tratar estas lesões e aliviar os sintomas associados. Assim, é importante fazer notar que:

• O Fisioterapeuta fará uma avaliação completa da lesão para determinar a extensão do dano e identificar a possível causa. Desta forma, personaliza um plano de tratamento personalizado e adaptável ao longo da recuperação.
  • Terapia com calor ou com gelo, eletroterapia e ultrassom são opções terapêuticas que ajudam no alívio da dor e da inflamação na região afetada.
  • Os exercícios clínicos e reforço muscular, são essenciais e têm como objetivos fortalecer os músculos afetados, melhorar a estabilidade articular, restaurar a amplitude de movimento e promover a coordenação muscular. Estes são adaptados à medida da recuperação do paciente.
  • Podem ser utilizadas técnicas de libertação miofascial em que, através de massagem terapêutica, libertam a tensão dos músculos e dos tecidos moles circundantes.
  • São utilizadas técnicas de terapia manual como mobilização articular e manipulação.
  • O Fisioterapia aconselha sobre a postura correta a adotar e técnicas de movimentos adequadas para evitar lesões por sobrecarga.

A Fisioterapia desempenha um papel vital no tratamento das lesões de sobrecarga através de um plano de tratamento individualizado que visa restaurar a função da região, aliviar a dor e ajudar que o paciente a retomar à sua rotina ou desporto, com qualidade.