As lesões do ombro são frequentes e, por isso, representam uma das causas mais comuns que leva as pessoas a procurar a ajuda de um Médico Ortopedista, especializado nesta região anatómica.
O ombro é uma articulação complexa que permite uma ampla gama de movimentos, mas essa flexibilidade também o torna mais suscetível a lesões. Quando ocorrem, são condições dolorosas e limitantes que afetam a realização das mais diversas tarefas do dia-a-dia, afetando significativamente a qualidade de vida pessoal e profissional.
Existem várias causas possíveis para a ocorrência destas lesões, tais como traumas devido a quedas, violência interpessoal, acidentes de viação, desportos de contacto ou movimentos repentinos; uso excessivo e repetitivo da articulação ao levantar pesos recorrentemente, por exemplo; envelhecimento, uma vez que a cartilagem e os tendões do ombro vão-se deteriorando, aumentando o risco de lesões; e patologias como artrite ou bursite que podem causar inflamação e danos nas estrutura do ombro.
Os sintomas associados são dor, inchaço, rigidez, fraqueza, dificuldade de movimento e limitação de amplitude. Devido ao desconforto que proporcionam, as pessoas procuram consultar um Médico Ortopedista, afim de serem avaliadas e iniciarem o tratamento da lesão.
Estes profissionais são especialistas no diagnóstico, tratamento e reabilitação de condições musculoesqueléticas. Inicialmente, farão um exame físico minucioso ao ombro, bem como irão registar o historial clínico do paciente, existência de lesões prévias, sintomas, e as atividades que podem ser causadoras da condição. Normalmente são necessários exames de imagem para auxiliar na identificação do problema.
A lesão SLAP é uma lesão recorrente que ocorre na região do labrum glenoidal do ombro. O labrum glenoidal é uma estrutura de tecido fibrocartilaginoso que reveste a cavidade glenoidal da escápula, proporcionando estabilidade ao ombro.
Esta lesão ocorre quando há rutura ou descolamento do labrum da área anterior para posterior, e pode ter origem nas causas que abordamos anteriormente. Os sintomas também incluem dor no ombro, sensação de instabilidade, fraqueza, diminuição da função e pode haver ainda estalos e bloqueio do ombro durante alguns movimentos.
O tratamento para esta e outras lesões é definido com base na gravidade da lesão e nos sintomas que o paciente apresenta. Fisioterapia, repouso, medicação, fortalecimento dos músculos circundantes e cirurgia são os mais comuns.