O que é a artrocentese da articulação temporomandibular?

A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que estabelece a ligação entre a mandíbula e o crânio e cuja função está envolvida na mastigação e deglutição, na fala e noutros movimentos da boca. Por vezes, fruto de variadas causas, pode apresentar patologia que se traduz mais frequentemente por dificuldade na abertura da boca, ruídos articulares ou dor. O tratamento é diversificado, dependendo da gravidade e da causa, e habitualmente envolve uma abordagem multidisciplinar.

A cirurgia da articulação é utilizada numa minoria de pacientes e tem indicações específicas. Em particular, a artrocentese da ATM é um procedimento médico minimamente invasivo e sem cicatrizes, habitualmente realizado com anestesia local (com ou sem sedação), que consiste numa lavagem da articulação. Os seus objetivos são eliminar mediadores inflamatórios (substâncias libertadas pelos tecidos que estimulam o processo inflamatório), libertar pequenas adesões intra-articulares, alterar a viscosidade do fluido sinovial e eliminar o efeito de vácuo intra-articular, entre outros. Pode, ainda, ser complementada com a infiltração intra-articular de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos, plasma rico em fatores de crescimento ou ácido hialurónico (dependendo do objetivo). Assim, é um tratamento que contribui para o alívio dos sintomas e melhoria da função articular.

O cirurgião maxilofacial é a pessoa indicada para o avaliar em consulta e perceber, através da análise conjunta das suas queixas, exame físico e exames de imagem, se este procedimento tem indicação no seu caso.